26/08/2024 - Segunda-Feira
19:30 - 22:00h
Mesa Redonda: Características, intervenções e práticas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)
TEA: características e intervenções - Profa. Ma. Luciana Parisi Martins Yamaura
Intervenções medicamentosas no TEA? - Prof. Dr. Daniel Gustavo dos Reis
Práticas psicológicas no TEA: Equoterapia e Piscina Terapêutica - Psic. Esp. Mariana dos Santos
Prof. Dr. Daniel Gustavo dos Reis
Farmacêutico formado pelo Centro Universitário de Adamantina (FAI); mestre, doutor e pós-doutor em Ciências Biológicas
Prof.ª Ma. Luciana Parisi Martins Yamaura
Doutoranda em Análise do Comportamento pela UEL - Universidade Estadual de Londrina. Mestra em Análise do Comportamento (UEL). Especialista em Análise do Comportamento Aplicada. Especialista em Neuropsicologia pelo IPECS (Instituto de Psicologia, Educação, Comportamento e Saúde). Graduada em Psicologia pela FAI - Centro Universitário de Adamantina (2016). Graduada em Ciências Biológicas pela Unoeste - Universidade do Oeste Paulista. Docente do curso de Psicologia da FAI. Psicóloga clínica em consultório particular e supervisora de intervenções em ABA. Formação em PECS (Sistema de comunicação por troca de figuras) - Nível 1 pela Pyramid Educational Consultants. Áreas de interesse: clínica e escolar, com ênfase na abordagem Analítica Comportamental.
Psic. Esp. Mariana Regina Santos Barbosa
Psicóloga Clínica e Institucional. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada - ABA. (Cbi of Miami - Centro Universitário Celso Lisboa). Especialista em Educação Especial. (Centro Uniasselvi). Formação em Equoterapia e Piscina Terapêutica. (Apae de Tupã). Formação em Autismo (Academia do Autismo).
15:00 - 17:00h
Minicurso: O Desenvolvimento Infantil em Foco: Superando Dificuldades de Aprendizagem e Incentivando a Autonomia Escolar
Prof.ª Dra. Bruna Assem Sasso dos Santos
Professora Assistente da UNESP - Marília/SP, vinculada ao Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano (DEPEDH). Doutora em Educação (2021, conceito Capes 6, bolsista CAPES, Brasil) e Mestra em Educação (2016, conceito Capes 5, bolsista CNPq, Brasil), pelo da Univ. Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília/SP. Linha de Pesquisa: Psicologia da Educação, processos educativos e desenvolvimento humano. Possui Licenciatura Plena em Pedagogia (2012, com bolsa FAPESP de Iniciação Científica), com aprofundamento em Educação Infantil, pela FFC-UNESP/Marília-SP. Possui experiência como Professora de Educação Básica I (atuando com crianças de 4 meses a 10 anos) e Ensino Superior (nos cursos de Pedagogia, Letras, Ciências Biológicas, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional), no âmbito público e privado. Autora dos livros: Pensamento, linguagem e língua escrita segundo a epistemologia genética: processos e construções análogos (2021), Aquisição da escrita alfabética em escolas democráticas: implicações epistemológicas e educacionais (2022), publicados pela Editora Cultura Acadêmica e Oficina Universitária, disponíveis para download gratuitamente; e Psicologia do desenvolvimento (2022), publicado pela Editora Senac São Paulo. Também é autora de capítulos de livros, trabalhos completos, resumos, apresentados e publicados em anais de eventos científicos nacionais e internacionais, além de artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Têm experiência na área da Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: formação de educadores, psicologia do desenvolvimento humano, construção do conhecimento, processos de ensino e aprendizagem, progressão do pensamento e da linguagem (de acordo com Vigostki e Piaget) e da fala egocêntrica (segundo estes e Bakhtin), da alfabetização na perspectiva da psicogênese, seus processos e práticas pedagógicas humanísticas e emancipadoras. Desenvolve pesquisas e trabalhos sobre aprendizagem cooperativa, alfabetização na perspectiva construtivista, ambientes de Educação Alternativa, com crianças e na formação inicial e contínua de educadores. Parecerista de periódicos e membro do Grupo de Estudos em Psicologia e Epistemologia Genéticas e Educação (GEPEGE, Unesp Marília - desde 2010) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral (GEPPEI, Unesp Marília - desde 2021).
19:20 - 21:00h
Workshop: Mostra de Práticas de Estágio
Prof.ª Dra. Thaísa Angélica Déo da Silva Bereta
Pós-doutora (2021), doutora (2018) e mestre (2014) em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp de Marília). Graduada em Psicologia pelas Faculdades Adamantinenses Integradas - FAI (2008), Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (2010), pós-graduada em Psicologia do Trânsito pela Universidade do Oeste Paulista - Unoeste (2011), Especialista em Psicologia do Trânsito pelo Conselho Federal de Psicologia - CFP (Concurso de Provas e Títulos - 2012). Atualmente é coordenadora e docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina (FAI) e psicóloga na Clínica de Avaliação Psicológica Tupã
28/08/2024 - Quarta-Feira
17:30 - 19:30h
Oficina: Cine Debate: Antissocial: Relações Abusivas no Dia a Dia
Cine Debate, promovido pelo SAPP, sobre o Documentário "Antissocial: Relações Abusivas no Dia a Dia", com objetivo de dialogar sobre o impacto das relações abusivas na saúde mental.
Dra. Evelini Ferraz Rodrigues
Psicóloga do SAPP
Prof.ª Esp. Regiane Vieira Gonçalves Dechen
Possui graduação em Serviço Social - Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo (2001). Especialista em Política Social e Gestão de Serviços Sociais pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Professora do Curso Superior em Serviço Social nas Faculdades Adamantinenses Integradas - FAI (desde o ano de 2007). Coordenadora de Estágio do Curso de Serviço Social da FAI. Atua como Assistente Social Judiciário - Tribunal de Justiça do Estado de Sao Paulo (desde o ano de 2006). Atuou também no Sistema Prisional do Oeste Paulista e na Saúde Mental da prefeitura municipal de Presidente Prudente-SP.
19:30 - 22:00h
Roda de Conversa: A Importância da Formação Continuada: relatos de egressos do Curso de Psicologia da FAI
Prof.ª Ma. Evelyn Yamashita Biasi
Possui graduação em Psicologia pelas Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) em 2010, pós-graduada em Psicologia da Saúde também pela FAI (2012/2013), realizou mestrado em Letras com enfoque nos Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) entre 2014 e 2016, tem experiência na área de Psicologia Social e Psicologia do Trabalho, com ênfase em Saúde do Trabalhador. Atuou como psicóloga no Centro de Referência à Assistência Social (CRAS) de Três Lagoas (MS) em 2011, atuou como psicóloga do trabalho na empresa Azevedo e Travassos (2011-2012), atuou como docente na Associação de Ensino do Mato Grosso do Sul (AEMS) de Três Lagoas entre 2012 e 2014, atuou como psicóloga do Sistema Penitenciário Paulista (2012/2018). Atualmente é docente no Centro Universitário de Adamantina (FAI), ministrando aulas nos cursos de Psicologia, Educação Física e Direito.
Estagiário Leonardo Tukiyama de Souza
Estagiário
Psic. Esp. Matheus Henrique Antunes de Oliveira
Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário de Adamantina - FAI (2019). Especialista em "Saúde e Trabalho" pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Atualmente Psicólogo do Trabalho no Hospital São Luiz - Rede Dor. Psicanalista em formação continuada, atuando em consultório particular. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde Mental no trabalho e Psicanálise.
Estagiária Tahirê Ianhez Grabowski
Estagiária